I Diafragma X Obturador

1.05.2011



 Funções e Relações:


Diafragma, o que é?
É um dispositivo dentro da câmera digital que tem a função de abrir/fechar controlando a abertura da exposição do sensor à luz, ou seja, a quantidade de luz que o sensor vai receber. Quanto mais aberto (menor número, exemplo: f:3.5) mais luz vai entrar na câmera, e assim, a imagem ficará mais clara, e quanto maior o número, ou seja, mais fechado, a imagem ficará mais escura. 

Velocidade do obturador, o que é?
É o tempo em que controlamos na câmera para o sensor receber a luz. Existe o tempo "B" que se chama Bulb, que enquanto estivermos apertando o botão de fotografar, a imagem vai capturando luz. E temos também os tempos longos como 4", 6", até 30" (" = segundos), e os rápidos, usados para congelar a imagem como 1/125, 1/1000, e que geralmente vai até 1/8000s. 

Relações entre diafragma e obturador:
Quanto mais aberto o diafragma, a velocidade do obturador terá que ser curta.
Quanto mais fechado o diafragma, a velocidade do obturador terá que ser longa.
É bom lembrar que quanto mais fechado o diafragma (maior número), menos luz (que pode ser recompensada com o tempo de obturador) e maior visão de detalhes. E quando mais aberto (menor número), mais luz e menos detalhes. 

Qualquer dúvida, comente no tópico! Em breve, darei exemplos de fotografias com sua velocidade do obturador e abertura do diafragma para ficar mais fácil de se entender!




por: Dave Avigdor

0 comentários: