I Diafragma X Obturador

1.05.2011



 Funções e Relações:


Diafragma, o que é?
É um dispositivo dentro da câmera digital que tem a função de abrir/fechar controlando a abertura da exposição do sensor à luz, ou seja, a quantidade de luz que o sensor vai receber. Quanto mais aberto (menor número, exemplo: f:3.5) mais luz vai entrar na câmera, e assim, a imagem ficará mais clara, e quanto maior o número, ou seja, mais fechado, a imagem ficará mais escura. 

Velocidade do obturador, o que é?
É o tempo em que controlamos na câmera para o sensor receber a luz. Existe o tempo "B" que se chama Bulb, que enquanto estivermos apertando o botão de fotografar, a imagem vai capturando luz. E temos também os tempos longos como 4", 6", até 30" (" = segundos), e os rápidos, usados para congelar a imagem como 1/125, 1/1000, e que geralmente vai até 1/8000s. 

Relações entre diafragma e obturador:
Quanto mais aberto o diafragma, a velocidade do obturador terá que ser curta.
Quanto mais fechado o diafragma, a velocidade do obturador terá que ser longa.
É bom lembrar que quanto mais fechado o diafragma (maior número), menos luz (que pode ser recompensada com o tempo de obturador) e maior visão de detalhes. E quando mais aberto (menor número), mais luz e menos detalhes. 

Qualquer dúvida, comente no tópico! Em breve, darei exemplos de fotografias com sua velocidade do obturador e abertura do diafragma para ficar mais fácil de se entender!




por: Dave Avigdor

O que é a fotografia ?





A
 palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφηgrafê, e significa "desenhar com luz e contraste".



Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.


Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.



Fontes: Texto : wikipedia / Imagens: Juliane Bastos e Dave Avigdor


Começo



Olá pessoal aqui quem escreve é Dave Avigdor e Juliane Bastos, um carioca e uma gaúcha, ele um profissional, ela uma amadora, ambos apaixonados por fotografias.
E foi a paixão por fotografar que surgiu a amizade virtual e assim a idéia de fazer este blog, onde vocês profissionais ou amadores receberão dicas, sugestões, novidades do mundo da fotografia, temas interessantes, tudo sobre esta arte dos olhos. E claro também poderão opinar.
Estamos no começo e contamos com a participação de todos vocês. Comentem, sigam, divulguem., porque todos nós sabemos que lá no fundo temos Mania de Fotografar.


Muitos clikês ;* D.J